Camaçari

Ação no Centro Comercial de Camaçari finaliza com 292 testes rápidos

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 22 de Julho de 2019
[Ação no Centro Comercial de Camaçari finaliza com 292 testes rápidos]

Como parte das ações do Julho Amarelo, mês de conscientização da prevenção e tratamento das hepatites, a Secretaria de Saúde de Camaçari, através do Centro de Referência em Especialidades em Saúde (CRES), realizou no Centro Comercial de Camaçari, durante a sexta-feira (19/7), panfletagens, distribuição de preservativos e testes rápidos para detecção de hepatites, sífilis e HIV. Ao final do dia, foram distribuídos 2.160 preservativos masculinos, 200 femininos, 300 tubos de gel e realizados 292 testes rápidos.

Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan esteve na ação e parabenizou toda a equipe pelo empenho. "O teste rápido acontece em todas as nossas unidades de saúde. Mas, ações como essa são fundamentais. Uma vez que levamos o serviço às pessoas ao invés de esperar que elas se dirijam às unidades de saúde. Contudo, é importante salientar que a melhor forma de combater as DSTs e as hepatites é com a prevenção. E isso só depende de cada pessoa".

Carla Bressy, enfermeira e coordenadora do CRES de Camaçari, explica que o acesso ao teste rápido e ao tratamento da DSTs e hepatites acontece em todas as unidades de saúde do município. "Basta a pessoa ir na unidade de saúde e informar na recepção ou ao profissional de saúde que deseja fazer o teste rápido. O mesmo ocorre em total sigilo. Se o resultado der reagente ao vírus, essa pessoa é encaminhada ao CRES para que sejam feito mais um exame e inicie o devido tratamento com todo acompanhamento multiprofissional".

Compartilhe!