Camaçari

ISSM: Programa prepara servidores de Camaçari para aposentadoria

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 22 de Maio de 2019
[ISSM: Programa prepara servidores de Camaçari para aposentadoria]

Primeiro dia do Programa de Preparo para Aposentadoria (PPA) 2019. 

Autoconhecimento, reflexão e descontração marcaram o primeiro dia do Programa de Preparo para Aposentadoria (PPA) 2019, realizado na terça-feira (21/5), na Cidade do Saber. O encontro foi iniciado com as boas-vindas da organizadora do evento e diretora de Previdência e Assistência Social, Doranei Dantas.

"Sejam bem-vindos ao primeiro dia do PPA, que foi preparado com muito carinho para vocês", afirmou a diretora, apresentando a equipe organizadora do evento, formada pelos servidores Alessjose Berto, Andrea Barbosa, Elenilde Santos e Luiz Carvalho. 

Em seguida, o superintendente do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), Pedro Guimarães, cumprimentou os participantes. "Estou percebendo que é grupo muito jovem, formado basicamente por professores, que se aposentam com todo gás. Desejo que nestes dois dias possamos contribuir nesta nova fase que se inicia na vida de vocês", declarou o superintendente. "É com muito carinho que assumo a missão de administrar nossa aposentadoria, pois também sou servidor efetivo", acrescentou. 

Ao todo, se inscreveram 48 servidores do Município de Camaçari de diversas áreas, como Educação, Saúde, Transporte e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Entre eles, estava a auxiliar de disciplina Adinalva Freitas, que já deu entrada na aposentadoria. "Participar deste encontro foi renovador e esclarecedor. E é muito importante, pois a aposentadoria é um merecimento que a gente contribuiu para ter." 

A professora Lidimácia Ferreira também avaliou positivamente o encontro. "O evento atingiu minhas expectativas, pois vi que temas que sugeri no momento da inscrição foram levados em consideração na programação, como a palestra sobre empreendedorismo, que acontecerá amanhã", afirmou. 

O primeiro dia do encontro contou com as palestras dos psicólogos Antônio Cajazeira e Ana Cláudia Souza e com atividades de relaxamento, conduzidas pelo instrutor de Liam Gong Marcelo Sá. 

Em sua palestra, o psicólogo Antônio Cajazeira ressaltou a importância dos cuidados com a saúde mental. "A saúde mental é um alicerce que vai interferir em todas as dimensões da nossa vida. É importante potencializar as funções psíquicas e neurológicas através de exercícios, como aprender coisas novas", orientou. 

Já a psicóloga Ana Cláudia Souza enfatizou a necessidade de reconhecer os términos e os inícios de cada ciclo da vida. "A idade cronológica não é um marcador e sim as experiências vividas. O processo de envelhecimento é inerente ao ser humano e o que resulta em um novo conceito de feliz idade é a mudança na forma de enxergar a vida e a si mesmo e a postura perante a sociedade", explicou, convidando os participantes a ressignificarem esta nova fase da vida, que é a aposentadoria. 

Após refletir sobre estes temas, os participantes praticaram exercícios e técnicas de terapia corporal conhecidas como Liam Gong, conduzidos pelo professor de Educação Física do Centro de Atenção Psicossocial (Capes), Marcelo Sá. 

A tarde de atividades foi encerrada com muita descontração, proporcionada pela "entrevista cantada", na qual os organizadores do evento faziam perguntas que eram respondidas pelos participantes por meio de músicas. 

Compartilhe!