Bem vindo, Camaçari, 19 de Dezembro de 2018

Quatro cidades baianas tiveram abstenção de 38% nas eleições

Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação - Política - 12 de Outubro de 2018

Fonte : Correio da Bahia

Quatro cidades baianas tiveram 38% de abstenção nas eleições deste ano, quase o dobro da média estadual e nacional, em torno de 20%. Santa Luzia (38,52%), Presidente Jânio Quadros (38,35%), Santa Cruz da Vitória (38,06%) e Érico Cardoso (38,02%) foram os municípios baianos com maior número de eleitores que não foram às urnas. Ou seja, nessas cidades, a cada dez eleitores, quase quatro não foram votar. Em todo o estado, 62 municípios tiveram percentual de abstenção igual ou superior a 30%, segundo levantamento feito pela Satélite com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dez maiores
Na lista das dez maiores, todas estão acima de 36% e têm menos de 20 mil habitantes. Atrás das quatro primeiras está Guajeru, com abstenção de 37,68%, seguida por Maetinga (37,56%), Boa Nova (37,16%), Rio do Pires (37%), Piripá (36,96%) e Tremedal (36,12%). Essa última é a maior entre elas, com pouco mais de 16 mil moradores.


Menores
Na outra ponta, Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, teve o menor índice de abstenção nas eleições, com 10,89%. Entre as dez com menor percentual, todas estão abaixo de 14%. Madre de Deus (12,20%), Novo Horizonte (12,40%), Lafaiete Coutinho (12,86%) e Aracatu (12,98%) completam a lista das cinco menores. Salvador teve índice de 13,56%, enquanto Vitória da Conquista, terceiro maior município baiano, teve 14,44%. Entre as grandes cidades do estado, a maioria teve percentual de ausências inferior a 20%.

Estratégia
O prefeito ACM Neto (DEM) e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, vão apresentar, na próxima quinta-feira, o projeto de concessão do novo Centro de Convenções de Salvador em São Paulo. A ideia é atrair grandes investidores com experiência na gestão de equipamentos similares para o projeto que pretende atrair à capital baiana congressos e eventos de turismo de negócios, já a partir de 2019. Em Salvador, a apresentação do modelo de concessão para empresários do setor será no dia 24 de outubro, a partir das 8h30, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

Virou ré
Eleita deputada estadual pelo PSD no último domingo, a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, se  tornou ré em uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público estadual (MP). Ela foi acusada de dispensar, ilegalmente, a licitação da reforma das instalações da sede do Projeto Colmeia, responsável pela qualificação de artesãos. Segundo o MP, houve desvios de recursos.

Escolhido
O promotor baiano Marcelo Henrique Guimarães Guedes foi um dos sete membros do Ministério Público de todo o Brasil convocados pela procuradora-Geral da República, Raquel Dodge. Ele vai integrar uma comissão responsável por regulamentar a aplicação de valores oriundos de condenações por danos aos direitos difusos.

"Apoio Bolsonaro para presidente porque eu defendo muitas das propostas que fazem parte do seu plano de governo, com bandeiras liberais na economia e conservadoras nos costumes, a exemplo do estado mínimo e a defesa da família. Precisamos de menos Brasília e mais Brasil", Heber Santana, deputado estadual e presidente do PSC na Bahia, ao declarar apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) na disputa do segundo turno das eleições contra Fernando Haddad (PT)
 

Outras Notícias:

 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida