Ir para a capa Entrar em contato
    Buscar por:
    Web
    Camaçari Notícias
Camaçari, 01 de Agosto de 2014

Qual é a sua opinião sobre a Polícia em Camaçari?








ENTREVISTA
Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009

Itamar Assis fala sobre a Maçonaria na Bahia e em Camaçari

Camaçari Notícias


Itamar Assis, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica na Bahia

No dia 20 de agosto é comemorado o dia do Maçom no Brasil, em entrevista ao jornal Camaçari Notícias, Itamar Assis Santos, iniciado na Maçonaria em 25 de julho de 1973, na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense nº 20 da GLEB, em Vitória da Conquista, onde foi Venerável Mestre – Presidente por três oportunidades, fala um pouco mais sobre a Maçonaria na Bahia e em Camaçari.

Atualmente Itamar é o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Instituição responsável pela coordenação das atividades administrativas de 140 Lojas Maçônicas – como são conhecidas as células locais -, a exemplo da Loja Estrela Polar da Fraternidade nº 127, de Camaçari.




Camaçari Notícias: O que é Maçonaria?

Itamar Assis: A definição mais clássica é de que se trata de organização fraternal filosófica, com atuação para o melhoramento dos homens através da espiritualidade e da lapidação do caráter. Seus membros se consideram como irmãos e fazem também um trabalho de ajuda mútua, além de contribuir com a sociedade, com destaque aos menos favorecidos.


De onde vem a Maçonaria?

A Maçonaria no formato atual vem da Inglaterra no século XVIII, com as Constituições de Anderson que transformaram a Maçonaria de operativa para especulativa, como a conhecemos hoje. Sua participação política foi intensa principalmente até o século XIX, quando princípios como liberdade, igualdade e fraternidade ultrapassaram as barreiras dos templos maçônicos e permearam as revoluções na Europa e na América.



Há quanto tempo existe no Brasil e em Camaçari?

A Maçonaria está no Brasil quando ele ainda era colônia de Portugal. A primeira Loja Maçônica a funcionar no Brasil foi uma Loja itinerante que funcionou num navio francês, aportado no litoral de Salvador, ainda no século XVII. Participou ativamente do processo de emancipação do domínio português, com uma reunião no dia 20 de agosto de 1822, anterior ao Dia da Independência, 07 de setembro, quando D. Pedro I apenas oficializou a decisão da reunião maçônica do dia 20.

É essa a origem da comemoração, uma alusão a participação ativa da Maçonaria na independência, mas também em movimentos sociais como a libertação dos escravos – tema de um desfile de escola de samba em Manaus em 2008 – e a proclamação da República. Em Camaçari, a Loja Estrela Polar da Fraternidade funciona desde 03 de junho de 1989, quando foi instalada.



Quais os critérios para ser um Maçom?

Ter uma boa conduta enquanto homem, livre de vícios, um exemplo de pai, esposo, filho, crer em Deus e na imortalidade da alma.



Qualquer pessoa pode ser um Maçom?

Qualquer pessoa do sexo masculino, acima dos 21 anos que tenha sido indicado por um integrante de uma Loja Maçônica regular.



Quantos componentes têm em Camaçari?

A Loja Maçônica Estrela Polar da Fraternidade funciona atualmente com aproximadamente 40 Maçons, porém as atividades da Loja estendem-se também as Cunhadas – esposas dos Maçons – com a Ala Feminina e com os jovens do Capítulo Esperança de Camaçari da Ordem DeMolay.



Como funciona?

As Lojas Maçônicas reúnem-se semanalmente para discutir assuntos administrativos e internos, além de participar aos Maçons as situações do cotidiano da população. Um dos lemas “tornar feliz a humanidade” é uma das principais metas de todos, buscando construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Hoje encampamos uma luta contra a corrupção no País, com destaque ao caos enfrentado pelo Congresso Nacional. Conclamamos, através de manifestos à nação, todo o povo a batalhar por um Brasil melhor, uma das nossas principais bandeiras.

  


Voltar



  • Para receber notícias basta digitar seu e-mail


www.camacarinoticias.com.br     -     © Todos os direitos Reservados        -
Click5 - Marketing e Soluções Interativas