Ir para a capa Entrar em contato
    Buscar por:
    Web
    Camaçari Notícias
Camaçari, 30 de Julho de 2014

Qual é a sua opinião sobre a Polícia em Camaçari?








CAMAÇARI
Domingo, 09 de Novembro de 2008

UNIFACS traz inovação com o Ensino à Distância em Camaçari

Janeth Matos / CN1

A UNIFACS de Camaçari oferece o que há de mais moderno em Ensino à Distância (EaD). O processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas conectados, interligados pela Internet.


Em entrevista ao Camaçari Notícias Maria José Rosas Coordenadora do Pólo (EaD) da UNIFACS em Camaçari explica como funciona a instituição.


Há quanto tempo a UNIFACS funciona em Camaçari?

Estamos em Camaçari há quatro anos. O Instituto Arborize saiu na frente e acreditou na proposta de Educação à Distância (EaD) e fechou um Convênio de Cooperação Técnica com a UNIFACS. Mas a UNIFACS já atua em Educação à Distância há aproximadamente 7 anos sendo uma das primeiras Universidades autorizadas a oferecer cursos à distância no Nordeste e no Brasil. Através de convênio com o governo do Estado da Bahia, já habilitou professores da rede pública estadual e já conta com 15.000 alunos graduados em todo Estado. Para EaD não há fronteiras!


Quais são os cursos oferecidos na graduação e pós-graduação?

No momento temos aqui em Camaçari: 04 cursos de Bacharelado (Administração de Empresas, Comunicação e Marketing, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação) 02 de Licenciaturas (Pedagogia e Letras c/ Inglês) e 02 de Graduação Tecnológica (Gestão do Varejo e Gestão de Negócios Imobiliários). Estamos aguardando para o próximo semestre, possivelmente, os cursos de pós-graduação.


A Universidade oferece cursos de graduação presencial?


Em Camaçari ainda não. A UNIFACS é uma universidade multi-campi e seus Campi dos cursos presenciais ficam em Salvador, Feira de Santana, Barreiras e Juazeiro.


Quando iniciou a primeira turma do EaD na UNIFACS de Camaçari?

Em março de 2005, ocorreu o primeiro Processo Seletivo em nosso Pólo EaD , (local onde os cursos são operacionalizados) e em maio tivemos o início das aulas por aqui.


Sabemos que o ensino não presencial é uma tendência mundial que exige do aluno dedicação e muito estudo para se atingir resultados positivos na aprendizagem. Como funciona a metodologia da UNIFACS? Como é estabelecida a rotina das aulas e avaliação à distância?

Há várias formas de se operacionalizar a EaD e ao longo dos seus aproximadamente 8 anos de atuação em educação à distância a UNIFACS criou seu modelo próprio.

Os alunos e o Tutor Presencial estão juntos apenas em um encontro presencial semanal. Esse profissional que é graduado e pós-graduado na área do curso media os trabalhos práticos e se utiliza da exibição de vídeos educativos em vários formatos e conteúdos para basear essa ação. Esse trabalho em sala visa promover a interdisciplinaridade, ou seja, discutir e compreender como as disciplinas teóricas se interligam e como podem ser utilizadas na prática profissional. O tutor local é responsável pelas disciplinas PPI (Pesquisa e Prática Interdisciplinar) e Prática de Estágio e as disciplinas teóricas ficam a cargo de Tutores Virtuais, especialistas que prestam suporte a partir do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que é uma espécie de portal que conta com ferramentas combinadas de internet (mail, chat, blogs etc.) e também por 0800 nos dias em que os tutores virtuais estão de plantão, sendo possível ligar inclusive de telefone público. As avaliações são feitas de várias formas: atividades escritas, provas presenciais, participação em fóruns e outras atividades no AVA, trabalhos práticos, e algumas atividades são filmadas, inclusive para avaliação.


É importante ressaltar que é necessário atender a um percentual de 75% de freqüência nos encontros presenciais, mas o ambiente virtual pode ser acessado de qualquer lugar em que se tenha um computador conectado à internet.



Quantos alunos estão colando grau neste semestre? E em quais cursos?


Somos 52 alunos. Fomos pioneiros do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UNIFACS.

A mensalidade do EaD é menor do que no ensino presencial. Essa diferença tem atraído mais alunos?

Inicialmente, mas hoje, embora continue sendo importante, outro fator tem pesado bastante. A flexibilidade de horários tem sido o maior atrativo. As pessoas querem ter o direito de escolher quando e onde estudar. Precisam conciliar o estudo com suas outras atividades.


Ainda existe resistência a Educação à Distância ou ele contribui para a melhoria da educação e qualificação daqueles que não dispõe de tempo para estudar?

Quando trouxemos a UNIFACS para Camaçari, há 4 anos atrás isso era muito forte. As pessoas não sabiam sequer que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) já regulamentava essa modalidade de educação desde 1996. Nós já acreditávamos na idéia porque tínhamos vivenciado a EaD no nível médio, pesquisamos bastante antes de ir tão longe. Não foi, portanto uma decisão intempestiva.


Passamos dessa fase. Hoje o mercado já entendeu que o egresso de cursos a distância desenvolve competências preciosas no mundo contemporâneo, como disciplina, postura empreendedora, domínio de tecnologias de comunicação e informação, enfim, autonomia.

Como o aluno pode estudar no EaD da UNIFACS de Camaçari?

Basta se inscrever para o Processo Seletivo pelo site www.unifacsinterativa.br realizar o depósito da taxa de inscrição, que é de trinta reais e apresentar-se para realização da prova. A inscrição pode ser feita, também, aproveitando o resultado do ENEM com aproveitamento a partir de 50%.

Quando será o vestibular para o próximo semestre?

Estamos na reta final das inscrições para o Processo Seletivo em curso e, provavelmente, em abril estaremos iniciando novo Processo Seletivo. A UNIFACS adotou uma estratégia que termina por ampliar o período do (PS) que é o seguinte; após dois meses de concluído um (PS), tem início a Primeira Etapa (com duração de mais ou menos 30 dias) de um novo, com inscrições pelo site e, em seguida entra a campanha de divulgação. A Segunda Etapa dura mais 60 dias. A diferença entre uma etapa e outra é que aos aprovados na primeira é facultado o direito de cursar uma disciplina (Comunicação e Novas Tecnologias) que possibilita ao aluno familiarizar-se com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) com as ferramentas das quais fará uso durante o curso na universidade.


















  


Voltar



  • Para receber notícias basta digitar seu e-mail


www.camacarinoticias.com.br     -     © Todos os direitos Reservados        -
Click5 - Marketing e Soluções Interativas