Ir para a capa Entrar em contato
    Buscar por:
    Web
    Camaçari Notícias
Camaçari, 28 de Novembro de 2014

Você se sente preparado para uma situação real de vazamento de gás no Polo Industrial de Camaçari?









CAMAÇARI
Terça-feira, 13 de Maio de 2008

Idosos sofrem constrangimentos no transporte coletivo

Fabiana Monte / Camaçari Notícias

Fabiana Monte

Dumingos e Pedro falam sobre o desrespeito ao idoso no transporte público

O desrespeito ao Estatuto do Idoso no transporte coletivo é um fato que pode ser facilmente verificado nos ônibus e vans das linhas de Camaçari. As reclamações são constantes por parte dos idosos, mas isso não vem mudando o comportamento dos usuários mais jovens que insistem em ocupar as cadeiras, que, por lei, estão reservadas às pessoas com idade a partir de 65 anos e dos motoristas que não reservam esses lugares.

O aposentado Dumingos Teodozio, 74, morador do bairro 46, afirma que o problema já é tão comum que parece ter virado cultura. “É vergonhoso o que passamos nos ônibus do município e até nos intermunicipais, o desrespeito ao idoso já faz parte do cotidiano”, ele ainda completa. “Os motoristas fazem questão de nos destratar na frente das pessoas, afirmando que se o ônibus está cheio a culpa é nossa”, declara.


Pensando em  não passar por constrangimentos, o idoso Pedro Nascimento, de 84 anos, prefere se deslocar andando. “Os motoristas nem param para a gente e quando conseguimos entrar no ônibus, eles dizem que já completou a cota”, revela.


Para a funcionária Pública, Elisângela Mendes, o duro é lidar com a educação das pessoas. “O problema também esbarra na falta de compreensão e educação dos indivíduos”, a cidadã ainda sugeriu a presença de um fiscal para garantir o cumprimento das regras.


Segundo a moradora da Avenida Concêntrica, Sandra dos Santos, 34, para que os pais tenham acesso ao ônibus, ela precisa ficar no ponto. “É vergonhoso o que acontece em Camaçari, os idosos nem pagando tem direito ao transporte. Tenho que ficar junto com meus pais para que o coletivo pare”, declara. Sandra ainda acrescenta que já presenciou cenas  em que o idoso não pode viajar, pois jovens funcionários públicos que tem direito ao passe livre estavam ocupando os lugares reservados.

 

Em uma outra reportagem do Camaçari Notícias, Florisvaldo Oliveira, fiscal da Superintendência de Transito e Transporte, afirmou que a discriminação com os idosos é um problema diário. “Nós tentamos coibir, mas a realidade é que eles abusam e maltratam os idosos”, ele ainda relata. “Os motoristas se apegam na parte do decreto que fala sobre a cota mínima e se recusam a levar mais de dois passageiros com passe”, disse.

  


Voltar



  • Para receber notícias basta digitar seu e-mail


www.camacarinoticias.com.br     -     © Todos os direitos Reservados        -
Click5 - Marketing e Soluções Interativas