Ir para a capa Entrar em contato
    Buscar por:
    Web
    Camaçari Notícias
Camaçari, 31 de Julho de 2014

Qual é a sua opinião sobre a Polícia em Camaçari?








LAURO DE FREITAS
Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007

Fique por dentro da Agenda de Lauro de Freitas


Ordem de Serviço para reforma do Estádio Municipal será assinada nesta sexta-feira, 16h

A prefeitura de Lauro de Freitas assina nesta sexta-feira (19), às 15h, a Ordem de Serviço que darão início às obras de reforma do Estádio Municipal de Lauro de Freitas. A reforma custará 1 milhão e 50 mil reais, recursos do Governo Federal e contrapartida do município. A expectativa é que o estádio seja reaberto em abril de 2008. A Ordem de Serviço será assinada no próprio estádio, que fica no centro do município.

Além da recuperação das estruturas da arquibancada e do muro, a reforma fará a ampliação dos vestiários e das tribunas de imprensa, de honra e da sala de administração do estádio. O campo também será reformado e ganhará um sistema de drenagem – que não existia - e um moderno sistema de iluminação. As dimensões permitirão a realização de jogos oficiais.

Logo após a assinatura da Ordem de Serviço, a Prefeitura inaugura mais uma obra de urbanização definida pela comunidade nas audiências do Orçamento Participativo. Desta vez será inaugurada a 1ª Etapa da Rua Roque José da Silva, no Jardim Miragem, em Buraquinho, às 16h. A rua recebeu obras de drenagem, terraplenagem, pavimentação asfáltica em 3. 350 m2 e urbanização.



Cultura lança núcleo para assessorar grupos culturais na captação de recursos

Lançada na Conferência Municipal de Cultura de 2005, a proposta de criar ferramentas para capacitar os grupos culturais a concorrerem a editais públicos sai do papel com a implantação do Núcleo de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, nesta quarta-feira (17). O núcleo é composto dos técnicos Rafael Magalhães e Milene Wasconcellos, e um estagiário de Direito e será responsável por formatar os projetos da secretaria e assessorar grupos e artistas locais com projetos para concorrências públicas.

O núcleo já existia na estrutura da secretaria como Núcleo de Eventos e Projetos e foi desmembrado. Isso aconteceu a partir da demanda dos grupos culturais e de indicações no II Encontro Municipal de Cultura, realizado este mês. "A falta de orientação para grupos culturais era uma lacuna que precisávamos ocupar", diz o secretário da pasta, Vicente Neto.

Segundo o secretário, o núcleo representa um novo momento para a cultura do município. A partir da sua implantação, os grupos e artistas serão orientados para captar recursos em outras fontes e não exclusivamente junto ao Poder Público Municipal. O presidente da União dos Artistas Laurofreitenses, Carlos Ventura, resume: "Isso acaba com o paternalismo, com o clientelismo que existia antigamente. O investimento pontual como era feito não colaborava com a evolução do artista nem das artes".



I Festival de Música Estudantil de Lauro de Freitas chega a final neste sábado



Depois de duas eliminatórias, 20 concorrentes disputam a final do I Festival de Música Estudantil de Lauro de Freitas, neste sábado (20), às 16h, no Colégio Acadêmico, em Vilas do Atlântico. Os vencedores receberão mais de R$5 mil em prêmios, além da gravação de um DVD. A disputa será acirrada em quatro categorias - melhor música, melhor cantora, melhor banda e prêmio destaque. Os alunos da rede municipal, Rodolfo Sales, da Escola Municipal Pedro Paranhos (Portão) e Deise Queiroz, do Centro Educacional Municipal Fênix (Centro), estão entre os classificados para a final. O I Festival de Música Estudantil de Lauro de Freitas é uma parceria da Lauro de Freitas TV (LFTV) com as secretarias municipais de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer. Informações no www.lftvba.com.br ou pelo telefone 71 3369-9217.



Os finalistas :

Categoria Melhor Música:

- Rodolfo Sales: Escola Municipal Pedro Paranhos - Portão

- Débora Sacramento: Colégio Est. Bartolomeu de Gusmão - Centro

- Lara Laiana e Dalila Vitória: Colégio Est. Bartolomeu de Gusmão – Centro

- Luciana Silva, Glícia Santiago e Deise Cristina – Colégio Est. Bartolomeu Gusmão

– Rafael Marques – Unime

- Marcus Vinicius – Colégio Acadêmico – Vilas

- Bruno Lacerda – Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão – Centro

- Felipe Marques – Colégio Impacto - Vilas

- Rilque Souza – Colégio Estadual Kleber Pacheco – Portão



Categoria Melhor Cantora:

- Letícia Cruz - Escola Estadual Francisco Pereira Franco - Itinga

- Deise Queiroz - Centro Educacional Municipal Fenix - Centro

- Rhendra Nadier – Colégio Apoio – Vilas -

- Barbara Geórgia - Colégio Estadual Américo Simas – Centro



Categoria Melhor Banda:

- Belicosos - Escola Bartolomeu de Gusmão - Centro

- Movidos a Álcool - Unime / Unibahia

- Daniel Cerchiari – Unime

- Rafael Manenti – Colégio Apoio - Vilas

- Pedro Del Rei – Colégio Apoio – Vilas

- Helton Carlos – Colégio Estadual Alfredo Augustinho de Deus Itinga

- Saulo Cuevas – Colégio Apoio - Vilas







ATÉ 30 DE OUTUBRO

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA ESCOLA ABERTA

Escolas da Rede Municipal de Ensino, 8h.

Estão disponíveis, em 21 escolas do município, vagas para oficineiros e demais interessados para participar do Programa Escola Aberta. O programa oferece oficinas de teatro, dança, capoeira, informática, artesanato e culinária, com aulas nos finais de semana e feriados, quando as escolas da rede municipal abrem seus portões à comunidade do entorno. O programa contribui para a melhoria da qualidade de vida sendo um instrumento de combate à violência local. As inscrições podem ser feitas nas 21 escolas abertas nos finais de semana, das 8h à 12h. O Projeto Escola Aberta é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação e UNESCO.



17 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

BAILE DOS IDOSOS

Centro Social Urbano de Portão, 13h,

Cerca de 60 idosos participam do Baile da 3ª idade, no salão de eventos do Centro Social Urbano (CSU) de Portão, às 13h. Em seguida acontece a feira de artesanato com pinturas, crochês, bordado e apresentação de voz e teclado. A decoração e os produtos da feira foram produzidos pelos próprios idosos do CSU. A idéia é levantar a auto-estima do segmento e divulgar os produtos confeccionados pelo grupo.



18 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

REUNIÃO PRAIA DE IPITANGA

Barraca Rainha do Mar, 9h, Ipitanga

Associação de Moradores de Ipitanga e a associação dos barraqueiros realizam nesta quinta-feira (18), às 9h, na barraca Rainha do Mar, reunião com moradores, barraqueiros, comerciantes locais e a prefeita Moema Gramacho, para discutir e esclarecer sobre o andamento do processo que envolve os limites territoriais de Lauro de Freitas e a situação das barracas de Ipitanga. Com a lei 2.713 de 1969, parte da Praia de Ipitanga foi incorporada ao território de Salvador. Os moradores pedem a revisão da lei, já que a área é administrada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, e não querem que a orla de Ipitanga seja inserida no projeto de reforma das barracas.



19 E 20 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA E SÁBADO)

CAPACITAÇÃO EM DOENÇAS FALCIFORMES

Auditório da Unime, das 8h às 18h

Cerca de 82% da população de Lauro de Freitas é composta por afro-descendentes. Com base nesse dado, as secretárias de Saúde e de Governo de Lauro de Freitas realizam a Capacitação em Doenças Falciformes, no auditório da Unime, nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), das 8h às 18h. Em parceria com o Ministério da Saúde, o curso que busca esclarecer e prevenir a população sobre a doença falciforme, terá a presença do médico Paulo Ivo Cortez de Araújo, pediatra hematologista do Instituto de Puericultura e Pediatria do Martagão Gesteira, e da médica Maria Cândida Queiroz, coordenadora do Programa de Anemia Falciforme de Salvador. A doença h ereditária, que atinge principalmente a população negra, faz com que os glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), diante de certas condições, alterem sua forma e se tornem parecidos com uma foice, o que dificulta a circulação do sangue no corpo.



20 DE OUTUBRO (SÁBADO)

ETERNAS CANTIGAS DE RODAS

Centro de Cultura de Lauro de Freitas, 16h

Depois de ser apresentado durante uma semana para alunos da rede municipal, o espetáculo musical Eternas Cantigas de Roda será aberto para a comunidade, neste sábado (20), a partir das 16h, no Centro de Cultura de Lauro de Freitas. O musical faz parte do projeto "Teatro nas Escolas", idealizado pelo Departamento de Apoio a Educação (DAE) e a Divisão de Projetos e Ações Complementares (Divipac) da Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem como objetivo levar para a criançada um universo recreativo e interativo através do teatro. A peça tem direção do professor Gilberto Filho e os atores são alunos da Escola Municipal Doutor Paulo Malaquias, do bairro de Portão. Os ingressos custam 1kg de alimento não perecível que será doado para uma instituição carente do município.



20 DE OUTUBRO A 25 DE NOVEMBRO

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL IPITANGA DE TEATRO

Centro Cultural de Lauro de Freitas,

A Sociedade Cultural Távola promove a terceira edição do Festival Ipitanga de Teatro. As inscrições serão abertas neste sábado (20) e vão até 25 de novembro. Com entrada franca, o evento acontece no período de 5 a 26 janeiro de 2008, com espetáculos teatrais de diversos municípios baianos além da capital. Nas edições anteriores, vários municípios prestigiaram o festival, entre eles Vitória da Conquista, Santo Amaro da Purificação, Iraquara e Igrapiúna. Um dos grupos vencedores da segunda edição foi o espetáculo "Entre a Cruz, a Espada e a Estrada", do Grupo Caçuá de Teatro de Vitória da Conquista, sob a direção de Marcelo Benigno.



20 DE OUTUBRO A 8 DE DEZEMBRO

COPA DA ALEGRIA

Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas, 9h

A criançada entra em campo para disputar a Copa da Alegria de Futebol Social, nas categorias "Chupetinha" e "Fraldinha", sábado (20), no Ginásio de Esportes. A competição será aberta oficialmente com um desfile marcado para as 8h, partindo da Praça Matriz até o Ginásio de Esportes. As 600 crianças, na faixa etária de 5 a 10 anos, são alunas de 26 escolinhas e associações de Futebol de Lauro de Freitas. A Copa da Alegria é iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem como objetivo incentivar a prática do esporte, revelar talentos e contribuir para a formação educacional e pessoal dessas crianças. Todas as equipes receberão certificado de participação e as classificadas levarão para casa troféus e medalhas. A Copa da Alegria será encerrada no dia 8 dezembro.



20 DE OUTUBRO (SÁBADO)

I° BINGO ALDEIAS SOS

Aldeias Infantis SOS, Centro, 17h.

Atuante em 72 comunidades, com o Programa de Fortalecimento Familiar Comunitário, instalado em 14 Centros Sociais, a Aldeia Infantis SOS, promove neste sábado (20), o I Bingo SOS, na unidade de Lauro de Freitas, a partir das 17h. A idéia é captar recursos que contribuam na manutenção do projeto realizado no município. Serão distribuídos, entre os prêmios, hospedagens em hotéis, máquina fotográfica digital e eletrodomésticos. A Organização Aldeias Infantis SOS Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, presente em diversas regiões do Brasil e em 132 países, que atua de diferentes formas na comunidade. Através do Programa Casas-Lares, as Aldeias SOS também acolhem crianças em situação de risco social.



20 DE OUTUBRO (SÁBADO)

JOGOS DA PRIMAVERA 2007

Escolas Municipais, 8h

Começam neste sábado (20), nas escolas municipais de Lauro de Freitas, os Jogos Olímpicos da Primavera 2007. Os primeiros jogos são classificatórios e acontecem em Itinga, na quadra do Caic, na Escola Solange Coelho e no Campo do Pouso Alegre. As modalidades disputadas são futsal e baleado, para alunos de 1ª a 4ª série. Já os alunos de 5ª a 8ª série disputarão jogos de futebol masculino, futsal, handebol, voleibol masculino e feminino, divididos em duas categorias, de 11 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A competição continua no sábado (27), no Centro Social Urbano (CSU), em Portão, Ginásio de Esportes e Escola Fênix (Centro), sempre às 8h. No domingo (28), os jogos acontecem nas quadras da Escola Municipal Vida Nova e da Escola Esfinge, em Areia Branca.



20 DE OUTUBRO (SÁBADO)

I FESTIVAL DE CULTURA E MEIO AMBIENTE

Sede da Rever, Parque Santa Rita, em Itinga, das 14 às 18h

Grafitagem, pinturas e artesanato são algumas das oficinas oferecidas gratuitamente no I Festival de Cultura e Meio Ambiente, que acontece neste sábado (20), às 14h, na sede da Ong Rever, no Parque Santa Rita, em Itinga. As inscrições serão realizadas no local. O encontro tem a proposta de divulgar as ações desenvolvidas pela Rever. A instituição, uma organização não governamental, tem a finalidade de qualificar profissionais e proporcionar melhorias de vida com a geração de emprego e renda através da inclusão produtiva. O evento terá exposições, apresentações de dança, capoeira e música.



20 DE OUTUBRO (SÁBADO)

I CAMPEONATO DE FUTSAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas, 14h

O I Campeonato de Futsal dos Funcionários Públicos chega à segunda rodada neste sábado (20), às 14h, no Ginásio Municipal de Esportes, no Centro. Serão disputados quatro jogos. O primeiro confronto será entre as equipes das secretarias de Educação e Infra-estrutura. Logo após se enfrentam Seplantur e Sesp, Cultura contra Gabinete e para finalizar Saúde contra Administração. O objetivo da competição é a integração entre os funcionários e o incentivo à pratica do esporte. Na primeira rodada o time da Seplantur goleou a equipe da Secretaria de Educação pelo placar de 5 a 0 e a Cultura bateu a Saúde pelo placar elástico de 7x2. A terceira rodada será no dia 2 de novembro. Ainda no sábado (20), às 18h acontece, a Copa Juvenil de Futsal, uma realização da Liga Desportiva de Futsal de Lauro de Freitas.



20 E 21 DE OUTUBRO (SÁBADO E DOMINGO)

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Casa do Trabalhador, de 8h às 17h

Capacitar pessoas para atuarem como voluntários em casos de acidentes, até a chegada da equipe especializada, é o foco do Curso de Primeiros Socorros da Brigada Voluntária de Francisco Borges. O curso acontece neste sábado e domingo (20 e 21), na Casa do Trabalhador, Centro, das 8h às 17h. O programa de implementação da brigada inclui aulas teóricas e práticas e ao final do curso será realizado um simulado e entregues os certificados. Os interessados em participar podem fazer as inscrições, que custam R$10,00 mais 1kg de alimento não perecível, através do telefone (71) 3378-5994 ou pelo e-mail brigadalfreitas@hotmail.com.



21 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

II MARUJADA DO FUSCÃO

Cantinho do Fuscão, 13h, Fazendão, Itinga.

Fuscão e Samba e Ed Vox são as principais atrações da II Marujada do Fuscão, neste domingo (21), a partir das 13h, no Fazendão, em Itinga. As Bandas N´atividade, Los Bambitos, Dinho Kaymanaya, Wilson Negrini, Meninas do Zambiã, Marcio (ex- Pega no Compasso), Sentimento de Posse, Carlos Flor de Maracujá, Brincantes do Nordeste, e outros também animam o evento. A primeira Marujada reuniu mais de 900 pessoas e este ano a expectativa é superar o público do ano passado. A camisa custa R$15,00 e a casadinha R$ 25,00.





23 A 25 DE OUTUBRO (TERÇA A QUINTA-FEIRA)

CURSO DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Unime, Sala 168, das 8h às 17h

A Divisão de Turismo da Prefeitura de Lauro de Freitas convida os empreendedores da Orla e de hospedagem do município a participarem do Curso de Qualidade no Atendimento, realizado de 23 a 25, das 8h às 17h, na Unime, sala 168. O curso gratuito será ministrado pelo instrutor do SENAC, terá a carga horária de 20 horas e são oferecidas 35 vagas. A idéia é qualificar os profissionais do ramo para oferecer aos turistas e a população de Lauro de Freitas um atendimento diferenciado. Mais informações: tel: 3369-9218/ 8876-5333 (Ana Claudia Cunha).





25 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

INAUGURAÇÃO DA OFICINA DE RECICLAGEM DE PAPEL DA SESP

Secretaria Municipal de Serviços Públicos, 7h às 13h

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) inaugura a Oficina de Reutilização e Reciclagem de papel e lança o projeto "Oficina Escola", no dia 25 (quinta-feira), às 16h. Com a reciclagem serão confeccionados convites, cartões, blocos de notas e luminárias. Já com a reutilização do papel serão produzidas mobílias como sofá, pufes, mesa de centro, entre outros objetos. A "Oficina Escola" é um projeto-piloto direcionado para os filhos de funcionários da Sesp e de moradores das áreas próximas da secretaria, com a proposta de capacitar os jovens com a reciclagem e reutilização do papel.





26 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

INSCRIÇÕES PARA O CURSO PREPARATÓRIO AO VESTIBULAR DA UNEB

Sede do Marv em Itinga, das 8h às 22h

Cerca de 100 vagas estão disponíveis gratuitamente para o curso preparatório ao vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), oferecido pelo Movimento de Apoio e Respeito à Vida (Marv). Os interessados podem se inscrever na sede do Marv, das 8h às 22h, no Largo do Caranguejo, em Itinga, portando RG e comprovante de conclusão no ensino médio ou de concluinte. As aulas começam nesta segunda-feira (22), às 19h. Todo sábado haverá atividade interativa com "aulão" de revisão dos assuntos dados durante a semana em sala de aula. Mais informações pelo tel: 3252-7281





26 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

SEMINÁRIO MULHER E PODER

Câmara Municipal de Lauro de Freitas, 9h, Centro

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) promove o Seminário Mulher e Poder, dia 26 (sexta-feira), às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro integra o debate sobre a Lei 9.100/95 que garante cotas no processo eleitoral para as mulheres e fortalece as políticas implementadas no município, além de ampliar a inclusão das mulheres nos diversos espaços políticos. O panorama da inserção das mulheres nos espaços de poder, uma análise da reforma política e avaliação do cumprimento da Lei de Cotas para as Mulheres serão abordadas no evento.







27 E 28 DE OUTUBRO (SÁBADO E DOMINGO)

BALLET DO TEATRO CASTRO ALVES II

Centro de Cultura de Lauro de Freitas, dia 27 às 20h e 28 às 19h

O Ballet Teatro Castro Alves II (BTCA) chega a Lauro de Freitas com o espetáculo "Malungo", no Centro de Cultura de Lauro de Freitas, dias 27 e 28 (sábado e domingo), às 19h e 20h. O enredo foi baseado no filme-documentário "Atlântico Negro: Na rota dos Orixás" que fala sobre a alma dos negros e seu referencial africano, com direção coreográfica da pesquisadora Lícia Morais. O grupo BTCA II é composto por 30 bailarinos, atores, produtores, professores e assistentes que têm como projeto a popularização do balé, que realizam apresentações em cidades de todas as regiões da Bahia. Os ingressos custam R$6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).





29 E 30 DE OUTUBRO (SEGUNDA E TERÇA-FEIRA)

SANTA JÚLIA RECRIA A PALAVRA COM CONSCIÊNCIA HUMANA

Colégio Santa Júlia, em Itinga, 7h30 às 11h30

A peça "História do Palhaço Vanuza" é uma das atrações do projeto "Santa Júlia Recria a Palavra com Consciência Humana", dias 29 e 30 (segunda e terça-feira), das 7h30 às 11h30, na Escola Santa Julia, em Itinga. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação o evento tem como proposta conscientizar a população sobre a importância da leitura, além de despertar desejo de ler e escrever. Entre as atividades, estão apresentações de dança sobre a música João e Maria, de Chico Buarque, dramatização do texto Essa Negra Fulô, do poeta Jorge de Lima e do coral formado por alunos da 6ª Série.



22 A 26 DE OUTUBRO (SEGUNDA A SEXTA-FEIRA)

INSCRIÇÕES PARA O CURSO PROFISSIONALIZANTE DE PINTURA

Secretaria de Políticas para as Mulheres, de 7h às 12h30

As pessoas interessadas por pintura podem se inscrever para o Curso Profissionalizante de Pintura e Texturização de Paredes, na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), na próxima segunda-feira (22), até o dia 26, das 7h às 12h30. O curso será iniciado dia 5 de novembro, com 25 vagas e carga horária de 40 horas, sendo 8 horas de aulas teóricas e 32 de aulas práticas. O curso é promovido pela SPM, em parceria com a empresa de tintas Iquine, que oferecerá os materiais e o técnico de pintura para ministrar o curso. Contribuir para a inclusão das mulheres em segmentos profissionais e fortalecer mecanismos para geração de renda é a proposta do curso.





Calendário do Portal da Cidadania

Lançado no final de setembro em parceria com o Sebrae, o projeto Portal da Cidadania nos Bairros, um trailler totalmente informatizado para atendimento ao público nas comunidades, estará até esta sexta-feira em Itinga, seguindo depois para Vilas do Atlântico. No trailler, o contribuinte terá fácil acesso a dados de seu interesse, tanto em relação à sua situação cadastral junto ao município quanto à forma como sua contribuição é investida pela administração. O projeto elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda, em parceria com o Sebrae, resulta da preocupação da gestão em assegurar a transparência nas informações da administração municipal e facilitar o acessos dos contribuintes aos dados do seu cadastro.



Veja quando o Portal da Cidadania estará na sua localidade



15 a 19 de outubro Itinga (Ao lado do condomínio Santa Rita).



22 a 26 de outubro, Vilas do Atlântico (Ao lado do Portal Pet, Restaurante Village)



29 de outubro a 1 de novembro, Areia Branca. (Em frente a Escola Municipal Esfinge)



5 a 14 de novembro, Caji (Rua Djanira Maria Bastos, ao lado do módulo Policial em frente a Fábrica da Rosita)



19 a 23 de novembro, Portão (Estrada do Coco, Km 6, ao lado da policia rodoviária Estadual)



26 a 30 de novembro, Caji (Rua Gerino de Souza Filho, n. 18, Praça da Caixa D'água. Em frente ao Supermercado Oliveira)




  


Voltar



  • Para receber notícias basta digitar seu e-mail


www.camacarinoticias.com.br     -     © Todos os direitos Reservados        -
Click5 - Marketing e Soluções Interativas