Pare de arranjar desculpas para o que saiu errado!

Escrito por: Pesquisa Web - Dicas da Gisa-

    “99% dos fracassos acontecem com gente que tem o hábito de viver arranjando desculpas” (George Washington)

Você já se pegou dando desculpas quando as coisas não saíram como você esperava? Alguma vez você culpou outras pessoas para eventos e circunstâncias cuja responsabilidade era só sua? Ou mesmo você já tentou arranjar pretextos por que não fez ou não conseguiu fazer qualquer coisa que estava a seu alcance?

+ 6 Desculpas que você dá para si mesmo

Estes são sinais sutis que indicam que você está ocupado demais vivendo uma vida de desculpas, o que te bloqueia de viver todas suas potencialidades e conquistas.


Afinal, o que são desculpas?

Desculpa nada mais é do que certos pretextos que damos a nós mesmos ou aos outros sobre eventos, circunstâncias ou pessoas. São argumentos criados para defender o nosso falho comportamento, negligenciar qualquer tipo de ação, ou mesmo uma forma de negar responsabilidade sobre algo.

Basicamente, a desculpa é uma forma de colocar a culpa de um problema interno em uma condição externa.

Desculpas podem funcionar para amenizar sentimento de culpa ou de desconforto. O hábito de arranjar desculpas faz com que a pessoa não assuma responsabilidade por sua vida. O que ela não sabe é que, no final das contas, ninguém está interessado ou acredita nas suas desculpas, a não ser você.


Razões por trás das nossas desculpas

Existem diversos motivos pelos quais as diferentes pessoas acabam recorrendo a desculpas. Porém, existem alguns pontos principais que merecem destaque:

O medo é um dos principais causadores das desculpas. No entanto, na maioria dos casos, o medo se desenvolve como resultado de uma falta de compreensão, informação, recursos, experiência ou perspectiva. Se você não tem essas coisas, isso naturalmente vai te levar a ter falta de confiança e, como resultado, você vai deixar de tomar as medidas necessárias para alcançar suas metas e objetivos.

Isso te levará, por consequência, a dar desculpas sobre sua vida e circunstâncias, a fim de ajudar a melhorar sua autoestima. Mas, tudo isto que você está fazendo é criando uma ilusão de segurança.

Você está simplesmente mascarando a dor que sente tomando um analgésico. A dor ainda estará lá, talvez como uma grande ferida exposta, e continuará a persistir até que finalmente você supere seus obstáculos.


Consequências de dar desculpas

Se você optar por uma cômoda vida de desculpas, isso te levará a graves e duradouras consequências. Você não vai explorar e alcançar seu potencial, não reconhecerá boas oportunidades, talentos e habilidades quando surgirem. A cada obstáculo que surgir, você vai recuar ao invés de ultrapassá-los

Você precisa encarar o medo, desafiar a si mesmo para alcançar outros patamares. O melhor a fazer é enfrentar as dificuldades emocionais e parar de dar desculpas. Em vez de passar o tempo arrumando pretextos para os insucessos, coloque-se em ação, estipule novas metas e siga em frente.

Desculpas não são razões reais, são apenas falsos pretextos para não perseguir o que queremos na vida. Você só terá sucesso quando parar de dizendo a si mesmos que não pode, e começar a viver uma vida que mostra que podemos qualquer coisa.